Bem Vindo!!!

Parábolas e Fábulas são contadas de geração em geração e tem como atributo principal fazer-nos refletir sobre nossas atitudes e comportamentos.



Em sua maioria trazem, em seu conteúdo, lições de moral relacionadas ao comportamento humano com o próximo.



O objetivo deste blog é divulgar as muitas parábolas e fábulas contadas pelo mundo, bem como colaborar para que nos tornemos mais sábios e preparados para encarar a vida e seus desafios.



Boa Leitura!!!



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

LARGATIXA

Um conferencista compareceu ante o auditório superlotado, carregando consigo um pequeno fardo. Após cumprimentar os presentes, em silêncio, enfeitou uma mesa forrada com toalha branca de seda, com dezenas de pérolas que trouxera no embrulho e com várias dúzias de flores frescas e perfumadas.
Em seguida apanhou na sacola diversos enfeites de expressiva beleza, e os distribuiu sobre a mesa com graça.
Logo depois, diante do assombro de todos, em meio aos demais objetos, colocou uma pequenina lagartixa, num frasco de vidro.
Só então se dirigiu ao público perguntando:
- O que é que os senhores estão vendo?
E algumas vozes responderam discordantes:
- Um bicho!
- Um lagarto horrível!
- Uma larva!
- Um pequeno monstro!
O conferencista então considerou:
- Assim é o espírito da crítica destrutiva, meus amigos! Os senhores não enxergaram o forro de seda branca que recobre a mesa. Não viram as flores, nem sentiram o seu perfume. Não perceberam as pérolas, nem as outras preciosidades. Mas não passou despercebida aos olhos da maioria, a pequena lagartixa...
E, sorridente, concluiu:
- Me pediram para subir a este palco para falar sobre crítica, portanto, nada mais tenho a dizer.

Quantas vezes não nos temos feito cegos para as coisas valorosas da vida e das pessoas? Se seu filho mostra seu boletim escolar repleto de boas notas, mas com apenas uma nota baixa em determinada matéria, qual é a sua reação? Você enfatiza e elogia as notas boas, ou reclama da nota baixa? Quando agimos assim, sem perceber, podemos estar contribuindo para a formação de uma geração que será caracterizada pelo que não é, e não por aquilo que é.
E assim acontece em muitas situações da nossa vida; em vez de focarmos nas flores e nas perolas, colocamos nossa atenção na “lagartixa”.
Tente substituir a crítica pelo elogio e pelo reconhecimento. Você vai perceber que isso tornará a vida de todos, e principalmente a sua, muito melhor! HV HV

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Eco da vida




ECO DA VIDA

Um pequeno garoto e seu pai caminhavam pelas montanhas.De repente o garoto cai, se machuca e grita:- Aai!!!Para sua surpresa escuta a voz  se repetir em algum lugar da montanha:- Aai!!!Curioso pergunta: - Quem é você?Recebe como resposta: - Quem é você?Contrariado grita: - Seu covarde!!!Escuta como resposta: - Seu covarde!!!Olha para o pai e pergunta aflito: - O que é isso?O pai sorri e fala: - Meu filho, preste atenção!!!Então o pai grita em direção a montanha: - Eu admiro você!A voz responde: - Eu admiro você!De novo o homem grita: - Você é um campeão!A voz responde: - Você é um campeão!O garoto fica espantado sem entender nada.Então o pai explica:As pessoas chamam isso de ECO , mas na verdade isso é a vida.Ela lhe dá de volta tudo que você diz ou faz.Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração.Se você quer mais responsabilidade da sua equipe, desenvolva a sua responsabilidade.Se você quer mais tolerância das pessoas, seja mais tolerante.Se você quer mais alegria no mundo, seja mais alegre.Tanto no plano pessoal quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.SUA VIDA NÃO É UMA COINCIDÊNCIA;SUA VIDA É A CONSEQÜÊNCIA DE VOCÊ MESMO!!!
                              Autor desconhecido

Balança da vida.

Uma avida pode ser comparada com uma balança.
Onde em alguns momentos vamos sentir o peso dela e
às vezes nem mesmo vamos notar que estamos nela.

O peso de maior quantia são os pontos negativos,
pois erramos sem perceber e dificuldades virão,
isso acabará acumulando a nossa caminhada pela vida Pedras?
Muitas você vai encontrar na jornada da vida, mas não as deixe pelo caminho, pois precisará para quando seu castelo você quiser levantar.

O peso de menos quantidade, pode simbolizar os momentos positivos onde aprendemos com os nossos erros, crescemos com as nossas vitórias e nos adaptamos a viver a vida como ela é.

E nessa longa caminhada erramos e acertamos
Ganhamos e até mesmo perdemos
Choramos, mas logo sorrimos
Nos magoamos, mas acabamos perdoando.

Pois na corrida da vida ninguém ganha e nem perde
Apenas aprendemos a VIVER!

Autor: Emanoela Souza Lima

O pássaro e o sábio.

Era uma vez, num determinado reino vivia um velho sábio. Ele era o mais sábio dos sábios e nenhuma questão que lhe fosse levada ficava sem solução. Ele sabia tudo de tudo.

Existia nesse reino um rapaz que não se conformava com isso. Ele não aceitava o fato do sábio conseguir decifrar qualquer enigma, fosse ele qual fosse. Durante muito tempo o plebeu ficou arquitetando uma forma de pregar uma peça no sábio.

” Tem que existir uma forma de enganar o sábio. Ninguém sabe tudo de tudo “… pensava ele.

Até que um dia ele descobriu uma forma, a qual nem mesmo o mais sábio dos sábios teria saída.

“Colocarei em minhas mãos, levemente fechadas, um pequeno pássaro vivo e perguntarei ao sábio se o pássaro está vivo ou morto. Se ele responder que está morto, eu abrirei as mãos e o libertarei para o vôo. Se ele responder que está vivo, eu o apertarei com os dedos e o matarei.

O sábio não terá saída.

Assim fez.

Diante do sábio ele procedeu como acima exposto, perguntando se o pássaro estava vivo ou morto.

O sábio olhou bem nos olhos do rapaz e respondeu:

“Meu bom homem, a vida desse pássaro está em suas mãos “.

Muitas vezes, por diversas formas, a vida do nosso casamento está em nossas mãos . Cabe a nós a responsabilidade de escolher entre matá-lo ou salvá-lo.

Viver é mais que existir!


Não basta existir, é preciso viver. E viver é muito mais que existir.
Viver implica aprender e, para ser aprendiz, é preciso humildade.
Viver implica movimento. E não há movimento sem esforço e atrito.
A vida é dinâmica, jamais se estanca. Vibra serena e sem pressa, embora nunca pare para esperar quem ignore seu ritmo.
Para existir, basta estar. Para viver, é preciso ser, por inteiro. Viver implica progredir, ir adiante, avançar.
Para viver, não basta ver, ouvir, pensar e falar, pois estas são manifestações da existência. Para viver, é preciso sentir, mergulhar em si mesmo e sair.
Viver implica iluminar-se e, sob a luz da própria consciência, apontar os próprios defeitos e limites.
Viver implica assumir a responsabilidade pelos próprios actos, transformando-os todos em gestos de amor e compaixão.
Viver implica conhecer-se, profundamente, e, ciente de si, deixar de enganar-se, trabalhando para mudar aquilo que não está bem.
Viver implica arriscar-se. E o maior risco é errar.
Viver é estar no todo, sendo tudo. Viver é enxergar a luz, mesmo nas sombras, e criar luz nas próprias trevas.
Viver é expandir a própria existência para além dos limites imaginados.
Viver é doar-se, sem pedir; é ceder, sem resistir; é entregar-se, sem recear.
Quem vive, renasce um novo ser todos os dias.
Quem vive, tem a própria existência traçada a lápis e recria o próprio destino, minuto a minuto, com a borracha da sabedoria e do perdão.
Viver é ter na própria consciência uma única história. Para viver, não basta existir.

Autor desconhecido





Um pessimista vê dificuldades em cada oportunidade.Um otimista vê oportunidades em cada dificuldade

"Um pessimista vê dificuldades em cada oportunidade. Um otimista vê oportunidades.

No momento em que você lê este texto parecem haver, no mínimo, dois tipos de situações ocorrendo ao seu redor: oportunidades e dificuldades.

Se você não está vendo nenhuma dessas duas opções, provavelmente é porque está com dificuldade de enxergar sua própria vida; portanto, você cairá na segunda alternativa. Mas, esta mesma dificuldade pode ser vista de maneira oposta.

E o que diferencia uma coisa da outra?

Na verdade, a única diferença entre uma oportunidade e uma dificuldade é o próprio observador. É você - ou sou eu.

Na minha vida, enxergo oportunidades e dificuldades. Na sua vida, você faz o mesmo.

Se você observar minha vida, é possível que olhe para as mesmas situações que vivo e veja apenas oportunidades, ou apenas dificuldades. Pode ser também, que você observe minhas dificuldades, mas as considere oportunidades, depois observe minhas oportunidades e as considere dificuldades. Não há regra.

Portanto, você e eu podemos discordar totalmente quanto ao que sejam oportunidades e dificuldades, mesmo que a situação e as pessoas envolvidas sejam exatamente as mesmas.

Mas, eu posso observar sua vida e enxergar oportunidades em todas as coisas nas quais você só consegue ver dificuldades – ou posso também, ver dificuldades exatamente nos locais em que você enxerga oportunidades.

Sabe o que significa isso?

Significa que oportunidades e dificuldades não têm existência real. São apenas dois nomes diferentes que damos para a mesmíssima coisa, dependendo do que nós achamos de certa situação e das ferramentas internas, dos conhecimentos, dos paradigmas e das emoções que aquela situação nos causa.

Oportunidades e dificuldades não existem por si mesmas. Nós somos quem cria os significados. Nós somos quem escolhe, consciente ou inconscientemente, defini-las como oportunidades ou dificuldades.

Em outras palavras, somos nós que podemos ser definidos como “dificultadeiros” ou “oportunidadeiros”, dois nomes esquisitos, entretanto, mais realistas. Dificuldades e oportunidades não existem no mundo real; nós as criamos. Sempre. Vemos dificuldades onde elas não existem e vemos oportunidades onde elas também não existem.

E as criamos.

Criamos oportunidades e ficamos ricos. Criamos dificuldades e ficamos pobres.

Criamos oportunidades e somos felizes. Criamos dificuldades e ficamos infelizes.

Criamos oportunidades e realizamos o que outros acham impossível. Criamos dificuldades e reclamamos por não fazermos o possível.

Criamos oportunidades e transformamos todos os limões em limonadas. Criamos dificuldades e temos que jogar todos os limões estragados no lixo.

Se você só enxerga dificuldades, em um assunto específico, converse com pessoas que estão vendo oportunidades e tente entender seus pontos de vista. Venha comigo para
Campos da Atração


Afinal, já que as oportunidades e dificuldades estão apenas em nossas mentes, ao tentar ver o que outros estão vendo, pode ser que você veja aquilo que sempre esteve bem na sua frente, mas que você jamais enxergou, antes.

Lembre-se das palavras de Winston Churchill: Um pessimista vê dificuldades em cada oportunidade. Um otimista vê oportunidades em cada dificuldade.
Lembre-se:
A fé é otimismo em ação!

O tesouro e a Pérola


Tesouro e a Pérola

As parábolas de Jesus serviam para ilustrar, em termos de fácil entendimento, grandes princípios espirituais. Algumas parábolas foram apresentada na forma de relatos detalhados, e outras foram resumidas em um ou dois versículos pequenos. Algumas aparecem isoladas, e outras ganham força por causa do seu contexto imediato. Algumas fazem parte de séries de ensinamentos sobre o mesmo tema, e outras são únicas.

Mateus relata duas das parábolas pequenas para frisar dois aspectos da mesma verdade. A primeira é a parábola de um tesouro descoberto por acaso: “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo” (Mateus 13:44). Era comum, no mundo antigo, pessoas esconderem seus tesouros para evitar confisco por inimigos ou ladrões. Às vezes, talvez devido à morte da pessoa que o escondeu, um tesouro poderia ser esquecido. A figura nesta parábola é de um homem que, passando por um campo, encontra um destes tesouros escondidos. O dono do campo teria direito ao tesouro, que é o motivo do homem liquidar todos os seus bens para adquirir o campo e, mais importante, o tesouro. A segunda parábola é parecida: “O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra” (Mateus 13:45-46). Este homem também encontra algo de grande valor e vende todos os seus bens para comprá-lo.

As duas parábolas frisam o mesmo ponto principal: o reino dos céus vale tudo. Qualquer um deve reconhecer o valor do reino do Senhor e abrir mão de tudo que possui para ter o privilégio da comunhão com Jesus, o Rei. Este tema é o mesmo que Jesus ensinou ao longo do seu ministério. É necessário pôr o Senhor acima dos bens materiais (Mateus 6:19-21,24), acima do conforto próprio (Lucas 9:57-58), acima da família (Mateus 10:37; Marcos 10:29-30) e acima da própria vida (Marcos 8:35). Jesus não viu a religião como uma parte da vida, ele tratava a fé nele como a única coisa na vida! Neste sentido, o desafio do discipulado chega ao ápice em duas perguntas objetivas:“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?” (Marcos 8:36-37). Todos nós devemos refletir bem sobre estas perguntas. Se alguma coisa, qualquer coisa, vale mais para mim do que a minha própria alma, com certeza não estarei com Jesus na eternidade!

Mas há uma diferença nestas duas parábolas. Na segunda, o homem havia se esforçado para achar a pérola desejada. Na primeira, porém, parece que o tesouro foi descoberto “por acaso”. Esta diferença representa bem a realidade. Algumas pessoas chegam a conhecer o evangelho e abraçar o reino dos céus depois de muito esforço e uma longa busca. Às vezes, a viagem começa no agnosticismo, e a pessoa luta para achar respostas para suas dúvidas sobre a existência de Deus. Continua a jornada examinando os textos apresentados por vários grupos como sagrados e, com bastante esforço, percebe as qualidades únicas das Escrituras que conhecemos como a Bíblia Sagrada. Mas a viagem não termina aqui, porque esta pessoa ouve tantos ensinamentos e observa tantas práticas diferentes entre os supostos seguidores das Escrituras. Continua examinando, comparando as diversas religiões e igrejas com a Bíblia e, ao mesmo tempo, avaliando sua própria vida. E quando esta pessoa chega a compreender o que Deus quer dela e como participar do reino dos céus, sente um alívio imenso. Ela abre mão de tudo para ganhar a vida em Cristo.

Outros, porém, encontram a verdade “por acaso”. Alguns nascem em famílias que já se preocupam com as coisas de Deus e são orientados desde o berço sobre a vontade do Senhor. Alguns conhecem uma pessoa cristã ou começam a ler a Bíblia por curiosidade, e somente depois percebem seu valor. Enquanto atravessam um campo, tropeçam num tesouro escondido!

Não importa em qual categoria você se enquadra. Não importa se você chegar ao evangelho por um caminho longo ou “por acaso”. O que importa é o elemento comum nestas duas parábolas. Abra mão de tudo na sua vida e abrace o reino de Jesus Cristo!

–por Dennis Allan

Uma caminhada com Deus

Uma Caminhada com o Senhor

"O SENHOR guardará você;

Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O SENHOR guardará você de todo o perigo; Ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando você voltar, agora e sempre."

(Salmo 121.5, 7, 8).

Você alguma vez se imaginou caminhando com Jesus ao seu lado? Além de tê-lo nos momentos de inspiração e nas orações, passar a conhecê-Lo como um companheiro diário, de todos os instantes e momentos? Você alguma vez se imaginou com Cristo no seu lado direito, iluminando o seu caminho e garantindo que você se manterá firme diante de toda e qualquer situação que a vida lhe apresente? Você já imaginou experimentar continuamente a presença de Cristo, como uma voz que lhe diz por onde seguir, uma voz que aquece o seu coração, um amigo que nunca falha nem o abandona, pois você mantém com Ele uma fé que não pode ser tocada?

Você pode caminhar com Jesus Cristo hoje, e durante todos os dias, pois como nosso companheiro eterno Ele caminha conosco, ele está sempre com todos nós, embora somente poucos o percebam.

Nós nunca podemos nos separar do Filho de Deus, a menos de nossas próprias falhas ou esquecimentos. Caminhar com Cristo, então, passa a ser um reconhecimento ao Senhor, que eternamente caminha conosco, soprando amor e vida para dentro de nosso corpo, de nosso coração e de nossa mente.
Você transformaria os seus dias em períodos iluminados? Então aprenda a grande experiência que é caminhar com Jesus Cristo! Deixe acontecerem 'Espaços com Deus' no seu dia. Deixe ocorrerem períodos sagrados e especiais devotados unicamente a Deus; não somente momentos definidos e formais para oração e meditação, mas instantes vivos, que se entrelaçam à todas as suas atividades diárias. Você não precisa contar isso a ninguém. Deixe esses períodos serem um pacto secreto entre ambos: seu Companheiro Divino, e você!
Nas suas caminhadas, no carro, no shopping, esperando por alguém ou alguma coisa, na sua mesa de trabalho, em casa ou fora dela, sob sol ou sob chuva, abra umEspaço com Deus, e preencha-o com essas lembranças iluminadas da Sua presença:

"Eu caminho com Deus".

"Deus está comigo".

"Em Cristo eu moro, com Cristo eu me movo e vivo, na plenitude do meu ser".

"Com Deus eu sou vencedor, na plenitude de Sua força".

"Obrigado, Pai, pela vida, pelo amor, e pela força".

Deixe essas palavras entrarem como uma música em seu coração e em sua mente, naturalmente e sem esforço, e você e compartilhará verdadeiras maravilhas com o seu Companheiro Divino!

Você está para enfrentar uma tarefa difícil? Antes dela, abra um Espaço com Deus:

"Ele, que é maior que eu, está comigo. Ele cuidará daquilo que me preocupa".

"Deus, meu companheiro eterno está aqui comigo. Nada é impossível com Ele".

"Eu faço isso para a glória do Senhor, que caminha comigo".

Então com serenidade, com fé, e com o coração muito aberto, faça aquela tarefa que você deve fazer.

Você acabou de concluir uma ação ou um trabalho? Tome um instante para umEspaço com Deus, de louvor e agradecimento:

"Obrigado, Senhor, que isso terminou".

"Para o Senhor, meu Deus, toda a glória e louvor!".

Ou, somente deixe acontecer, dentro do seu coração, um sentimento
de gratidão pela realização alcançada. Você então
 estará pronto
para prosseguir com suas outras tarefas diárias.

Você está necessitando de tranqüilidade, força, e renovação? Pare
por um momento e abra um Espaço com Deus em sua mente e em seu
coração:

"Meu corpo é o templo do Deu vivo.

Seu espírito sopra a vida dentro e através de mim.

Sua vida recupera a minha saúde.

Sua força, dá-me a força necessária.

Sua energia, renova-me por completo".

Então retorne para as suas atividades ? sereno, confiante, e agradecido.

Você está seguindo por estranhos caminhos, andando por locais desconhecidos, movendo-se em vales de sombras? Há tempo para um Espaço com Deus:

"Eu caminho com Deus. Sua sabedoria ilumina meu caminho".

"Deus está comigo. Sua luz é a minha luz. Seu amor é o meu amor".

"Deus é minha companhia. Ele me conduz nos caminhos da retidão".

Então, vá em frente sem qualquer medo, com o coração cheio de paz e confiança. Seu caminho está livre, você não caminha sozinho.

Você está tentando percorrer um caminho que está abarrotado de outras pessoas? UmEspaço com Deus vai preencher o seu caminho com paz:

"O Espírito de Deus me enxerga através dos olhos de todos aqueles que eu encontro".

"Vocês são deuses, todos vocês, filhos do Senhor Altíssimo".

"Eu agradeço, companheiro divino, por caminhar com eles também".

Então caminhe com Deus e Seus filhos, e deixe a sua face ficar radiante com a percepção de Sua companhia amorosa.

No começo e no final de cada dia, preencha os Espaços com Deus de puro amor por Jesus Cristo, que caminha com você. De novo, de novo, e de novo, preencha seusEspaços com Deus com a cortesia do silêncio, pois assim o seu Companheiro Divino pode se comunicar com você. Abra a sua mente e seu coração para a Sua inspiração. Deixe o Seu espírito guiá-lo para a glória do Seu reino, aqui e agora, onde quer que você esteja naquele momento.

Ao preencher seu dia de Espaços com Deus, você experimentará a sua mente, coração e alma transbordando de novas palavras e canções de agradecimento e louvor. Orar será fácil, rico e recompensador. Com o tempo, será natural comungar com Ele, que caminha sempre ao seu lado. Seu mundo vai acordar, responder, brilhar! Os Espaços com Deus que você abre na sua vida vão crescer e crescer, até que todas as suas experiências se tornem prazerosas caminhadas com Jesus.

Carta de Deus

Meu filho, você pode não me conhecer, mas Eu sei tudo sobre você. Eu sei quando você se senta e quando se levanta, eu conheço bem todos os seus caminhos e até os cabelos da sua cabeça são todos contados, pois você foi feito a minha imagem.

Em mim você vive, se move e tem existido, pois você é a minha descendência. Eu te conheci mesmo antes que você existisse e escolhi você quando planejava a criação. Você não foi um erro, pois todos os seus dias estão escritos no meu livro.

Eu determinei o momento exato do seu nascimento e onde você viveria. Você foi feito de forma admirável e maravilhosa. Eu formei você no ventre da sua mãe e tirei você do ventre de sua mãe no dia do seu nascimento.

Eu tenho sido mal representado por aqueles que não me conhecem. Eu não estou distante e zangado, pois sou a expressão completa do amor e o meu desejo é derramar meu amor sobre você, simplesmente porque você é meu filho e Eu sou seu Pai.

Eu ofereço a você mais do que o seu pai terrestre jamais poderia oferecer porque sou o Pai perfeito. Cada bom presente que você recebe vem da minha mão, pois Eu sou o seu provedor e supro todas as suas necessidades.

Meu plano para o seu futuro tem sido sempre cheio de esperança porque Eu te amo com um amor eterno. Meus pensamentos sobre você são incontáveis como a areia na praia e Eu me regozijo sobre você com cânticos.

Eu nunca vou parar de fazer o bem para você porque você é meu tesouro mais precioso. Eu desejo te estabelecer com todo meu coração e toda minha alma e quero te mostrar coisas grandes e maravilhosas.

Se você me buscar de todo o coração, você me encontrará. Se deleite em mim e Eu darei a você os desejos do seu coração, pois fui Eu quem colocou esses desejos em você. Eu sou capaz de fazer mais por você do que podes imaginar, pois Eu sou o seu maior encorajador.

Eu sou também o Pai que conforta você em todas as suas dificuldades quando seu coração está quebrantado, Eu estou perto de você como um pastor que carrega um cordeiro, Eu carrego você perto do meu coração.

Um dia Eu enxugarei todas as lágrimas dos seus olhos e afastarei de você toda a dor que tenha sofrido nesta terra. Eu sou o seu Pai, e Eu amo você assim como amo ao meu filho, Jesus, pois em Jesus, meu amor por você é revelado.

Ele é a representação exata do que sou. Ele veio para demonstrar que eu estou contigo, e não contra ti e também para dizer a você que Eu não estou contando os seus pecados.

Jesus morreu para que você e eu pudéssemos ser reconciliados. Sua morte foi a expressão suprema de meu amor por você. Eu desisti de tudo que amava para que pudesse ganhar o seu amor.

Se você receber o presente do meu filho Jesus, você recebe a mim. E nada poderá separar você do meu amor outra vez. Venha para casa e Eu vou fazer a maior festa que o céu já viu.

Eu sempre fui um Pai, e sempre serei Pai. A minha pergunta é… Você quer ser meu filho? Eu estou esperando por você!

Com amor, seu Pai, Deus Todo Poderoso.

O pai ama você!

O Pai ama você”

Em Malaquias 1:2 nós lemos:

Malaquias 1:2
“Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mós vós dizeis: Em que nos tem amado?”

Como os israelitas, de vez em quando nós encaramos a questão do amor de Deus com alguma dúvida ou suspeita. “Se o Senhor me amasseverdadeiramente então Ele teria me respondido que a oração ou Ele não teriam permitido que tal e tal coisa acontecessem comigo", alguns de nós podemos pensar. Se algumas expectativas pessoais não são preenchidas, então isto pode ter um impacto muito negativo na forma que algumas pessoas veem Deus e Seu amor. Independente, contudo, da opinião que as pessoas possam ter, esta é a opinião de Deus, conforme estabelecido nas Escrituras, ela é a verdade e a única que realmente interessa. É esta opinião que nós queremos estudar hoje.

1. “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco”

A Palavra de Deus, a única verdade, contém muitas passagens que tornam claro o amor que Deus tem por nós. Assim, começando de 1 João 4:8-10, nós lemos:

“Deus é amor”

A única definição de Deus é amor! E seguindo mais adiante:

“Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. NISTO ESTÁ O AMOR, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados”.

O própria definição de amor é Deus e Ele mostrou seu amor da forma mais clara e aberta: embora nós não O amássemos, Ele nos amou e deu Seu filho unigênito para ser a propiciação pelos nossos pecados. Hoje nós podemos ter companheirismo com Ele, ainda que isto se torne possível somente por causa de Seu amor que não negou dar Seu Filho para tornar isso possível.

Continuando, na mesma epístola:

1 João 3:16
“Conhecemos o amor nisto: que Ele deu sua vida por nós.”

O amor de Deus não é teórico ou retórico. Ele é real! Ele custa o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho sem pecado. Este sangue foi tirado por você, por mim e por todos nesta terra. Como disse o Senhor em outro ponto:

João 15:13
“Ninguém tem maior amor do que este, de dar a sua vida pelos seus amigos.”

Além disso, o Senhor não sacrificou Sua vida pelas pessoas que já eram amigas de Deus. Ele foi além disso: Ele fez isso pelas pessoas “que ainda eram pecadoras”. Conforme lemos em Romanos 5:

Romanos 5:5-11
“O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.”

É muito amor morrer por um bom homem. Muito poucos fariam isto. Imagine contudo, como, na verdade, é necessário muito mais amor para morrer pelos pecadores e incrédulos. E isto é exatamente o que Deus fez através do sacrifício de Jesus Cristo. Ele O deu por nós, pelos pecadores, aqueles , portanto, que Ele amou. Conforme nós também lemos em Efésios 2:

Efésios 2:1-7
“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou JUNTAMENTE COM CRISTO (pela graça sois salvos), E NOS RESSUSCITOU JUNTAMENTE COM ELE e NOS fez ASSENTAR NOS LUGARES CELESTIAIS em Cristo Jesus.”

Nós somos salvos pela fé, mas a razão não é nosso valor ou trabalhos, mas sim que Deus nos amou. Nós estamos sentados nos lugares celestiais e a razão não é nosso bom caráter ou valor, mas o fato de que Deus nos amou. Nós não mais somos crianças de ira, mas crianças amadas, e a razão é porque Deus nos amou.

João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Também em 2 Coríntios 5 diz:

2 Coríntios 5:14-15, 18-21
“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logos todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou... E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconciliei com Deus. Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”

Deus não nos salvou porque Ele tinha um benefício para nós, porque nós éramos “gente boa”. Nós éramos crianças de ira, mortas em pecados e transgressões. Ainda Ele quis nos tornar Seus amigos, para nos reconciliar com Ele, porque Ele nos amou. “Como se Deus por nós rogasse” é a frase que a Palavra usa. Deus ama o homem e roga-lhe para que se reconcilie com Ele. “Aquele que [o Senhor Jesus Cristo] não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”

2. "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou"

As passagens da Palavra que mostram o amor de Deus não encerram com o dito acima. Dirigindo-nos até Romanos 8 nós lemos:

Romanos 8:28-39
“E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os jusitifica. Quem é que nos condena? Pois foi Cristo que morreu, ou além disso, que ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: “Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro.” Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

Quem nos separará do amor de Cristo? Não há nada, nenhuma coisa criada que possa nos separar do amor de Deus. Ele nos ama com o amor mais quente, agora. Como se diz em Efésios 3:

Efésios 3:16-19
“Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”

As dimensões do amor de Cristo por nós são verdadeiramente imensuráveis. Seu amor por nós, por você pessoalmente, passa conhecimento!

3. “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai”

Seguindo adiante, em 1 João 3:1, nós lemos:

1 João 3:1
“Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus.”

Nós somos filhos de Deus! Nós somos concidadãos (Efésios 2:19), membros de Sua própria família. Se você acredita em seu coração, i.e., verdadeiramente e genuinamente, que Deus elevou Jesus dentre os mortos e confessou-o como Senhor, i.e., mestres (Romanos 10:9), então Deus é o seu Pai. Verdadeiramente “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus”. Nós estamos “mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2:1) mas nós agora somos renascidos; nós éramos crianças de ira, mas nos tornamos crianças amadas que nada pode separar de Seu amor. Sim, agora falando ao Senhor você pode usar o novo termo que Seu amor tornou possível e legitimou para nós usarmos: chamá-Lo de Pai.

4. "Porque, que filhos há a quem o pai não corrija?"

Continuando, em Hebreus 12 nós lemos:

Hebreus 12:5-10
“Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filhos há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes de sua santidade.”

Se nós não fôssemos parte da família de Deus não haveria disciplina alguma do Pai. No entanto, nós pertencemos a Seu lar. Nós somos Suas crianças, Sua família, e como Pai desta família Ele é responsável por nossa disciplina. É o amor que O motiva a fazer isto; é amando-se alguém que se assegura a disciplina e é lucrativo para nós, “para sermos participantes de sua santidade”.

5. “O Pai vos ama”

Finalmente, vamos até o evangelho de João para a passagem da qual nós retiramos o texto deste artigo. Lá nós lemos:

João 16:27
“Pois o mesmo pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus”

e João 14:21,23
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; E aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.....Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.”

Se você acredita no Senhor Jesus Cristo o amor de Deus foi derramado em seu coração pelo espírito santo (Romanos 5:5). Deus vos ama, e ele ama agora. Conforme vimos:

Não há nada que possa separar você do amor dele. (Romanos 8:38-39)

Ele amou você enquanto você ainda estava morto em pecados e transgressões. (Efésios 2:4-5)

Ele ama você com amor que excede todo o entendimento. (Efésios 3:19)

Com amor de tal maneira que deu o Seu filho unigênito por você. (ex. João 3:16 e muitas outras passagens)

Com o amor que o tornou criança Dele (1 João 3:1).

Com amor que corrige o que ama e não é indiferente quando você precisa de disciplina (Hebreus 12:6)

Deus ama você com o amor mais quente que um Pai poderia ter por Suas crianças, e Ele faz isso agora.

Anastasios Kioulachoglou

O vento e o sol


O vento e o sol começaram a discutir quem era mais forte. O vento disse: "vou provar que sou o mais forte. Vê aquele velhinho lá em baixo? Aposto que consigo tirar o casaco dele mais depressa que você".

Assim o sol se escondeu detrás de uma nuvem e deixou o vento soprar até quase se transformar em um furacão. Porém quanto mais forte soprava, tanto mais o velhinho se embrulhava no casaco.

Finalmente o vento se acalmou e desistiu. Quando o sol ressurgiu, apenas sorriu levemente para o velhinho, e este secando o suor da testa com a mão, tirou o casaco.
O astro-rei disse então ao vento:

" A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.

Paciência

Olha


🌾PACIÊNCIA:

👷 No parque, uma mulher sentou-se ao lado de um homem. Ela disse:
👩 Aquele ali é meu filho, o de suéter vermelho deslizando no escorregador..
👨 Um bonito garoto.
👷 Respondeu o homem - e completou:
👨 Aquela de vestido branco, pedalando a bicicleta, é minha filha.
👷 Então, olhando o relógio, o homem chamou a sua filha.
👨 Melissa, o que você acha de irmos?
👧 Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!
👷 O homem concordou e Melissa continuou pedalando sua bicicleta, para alegria de seu coração
👷 Os minutos se passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:
👨 Hora de irmos, agora?
👷 Mas, outra vez Melissa pediu:
👧 Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!
👷 O homem sorriu e disse:
👨 Está certo!
👩 O senhor é certamente um pai muito paciente.
👷 O homem sorriu e disse:
👨 O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando montava sua bicicleta perto daqui.
👨 Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele.
👨 Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa.
👨 Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta.
👨 Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar...

👷 Em tudo na vida estabelecemos prioridades. Quais são as suas?
👷 Lembre-se: nem tudo o que é importante é prioritário, e nem tudo o que é necessário é indispensável!
👷 Dê, hoje, a alguém que você ama mais cinco minutos de seu tempo.
👷 Eu parei 5 minutos para encaminhar esta mensagem a você
👷 E você, pode perder 5 minutos para passá-la adiante?
👷 "Aquele que procura um amigo sem defeitos termina sem amigos."
1⃣ "a vida é curta,
2⃣ perdoe rapidamente,
3⃣ beije lentamente,
4⃣ ame verdadeiramente,
5⃣ ria sem controle .
6⃣E agradeça a Deus por tudo!"
☁☀      /\''""""""""""\  ✈
   ☁    /    \_______ _ |    ☁
            !      !    []  []  []  |
🌲      !_[] _!___  ___ _|

Meu Amigo

Meu filho, você pode não me conhecer, mas Eu sei tudo sobre você. Eu sei quando você se senta e quando se levanta, eu conheço bem todos os seus caminhos e até os cabelos da sua cabeça são todos contados, pois você foi feito a minha imagem.

Em mim você vive, se move e tem existido, pois você é a minha descendência. Eu te conheci mesmo antes que você existisse e escolhi você quando planejava a criação. Você não foi um erro, pois todos os seus dias estão escritos no meu livro.

Eu determinei o momento exato do seu nascimento e onde você viveria. Você foi feito de forma admirável e maravilhosa. Eu formei você no ventre da sua mãe e tirei você do ventre de sua mãe no dia do seu nascimento.

Eu tenho sido mal representado por aqueles que não me conhecem. Eu não estou distante e zangado, pois sou a expressão completa do amor e o meu desejo é derramar meu amor sobre você, simplesmente porque você é meu filho e Eu sou seu Pai.

Eu ofereço a você mais do que o seu pai terrestre jamais poderia oferecer porque sou o Pai perfeito. Cada bom presente que você recebe vem da minha mão, pois Eu sou o seu provedor e supro todas as suas necessidades.

Meu plano para o seu futuro tem sido sempre cheio de esperança porque Eu te amo com um amor eterno. Meus pensamentos sobre você são incontáveis como a areia na praia e Eu me regozijo sobre você com cânticos.

Eu nunca vou parar de fazer o bem para você porque você é meu tesouro mais precioso. Eu desejo te estabelecer com todo meu coração e toda minha alma e quero te mostrar coisas grandes e maravilhosas.

Se você me buscar de todo o coração, você me encontrará. Se deleite em mim e Eu darei a você os desejos do seu coração, pois fui Eu quem colocou esses desejos em você. Eu sou capaz de fazer mais por você do que podes imaginar, pois Eu sou o seu maior encorajador.

Eu sou também o Pai que conforta você em todas as suas dificuldades quando seu coração está quebrantado, Eu estou perto de você como um pastor que carrega um cordeiro, Eu carrego você perto do meu coração.

Um dia Eu enxugarei todas as lágrimas dos seus olhos e afastarei de você toda a dor que tenha sofrido nesta terra. Eu sou o seu Pai, e Eu amo você assim como amo ao meu filho, Jesus, pois em Jesus, meu amor por você é revelado.

Ele é a representação exata do que sou. Ele veio para demonstrar que eu estou contigo, e não contra ti e também para dizer a você que Eu não estou contando os seus pecados.

Jesus morreu para que você e eu pudéssemos ser reconciliados. Sua morte foi a expressão suprema de meu amor por você. Eu desisti de tudo que amava para que pudesse ganhar o seu amor.

Se você receber o presente do meu filho Jesus, você recebe a mim. E nada poderá separar você do meu amor outra vez. Venha para casa e Eu vou fazer a maior festa que o céu já viu.

Eu sempre fui um Pai, e sempre serei Pai. A minha pergunta é… Você quer ser meu filho? Eu estou esperando por você!

Com amor, seu Pai, Deus Todo Poderoso.