Bem Vindo!!!

Parábolas e Fábulas são contadas de geração em geração e tem como atributo principal fazer-nos refletir sobre nossas atitudes e comportamentos.



Em sua maioria trazem, em seu conteúdo, lições de moral relacionadas ao comportamento humano com o próximo.



O objetivo deste blog é divulgar as muitas parábolas e fábulas contadas pelo mundo, bem como colaborar para que nos tornemos mais sábios e preparados para encarar a vida e seus desafios.



Boa Leitura!!!



segunda-feira, 3 de março de 2014

A Águia e a Galinha

Conta uma fábula africana que uma águia foi encontrada perdida fora de seu ninho por um agricultor que possuía uma criação de galinhas.

A águia então foi levada pelo agricultor que decidiu cria-la como se fosse uma galinha.
O tempo passou a águia cresceu e seu comportamento ficou idêntico ao de uma galinha, porém sua aparência diferencia-se claramente das galinhas.
Certo dia apareceu no sítio do agricultor um Biólogo e questionou o agricultor quanto à convivência de uma águia entre as galinhas e que tal condição não era correta.
Não aceitando tal fato o biólogo decidiu, a qualquer preço, fazer com que aquela águia assumisse sua verdadeira natureza e deixasse de agir como galinha.
Tentou por várias vezes fazer com que a águia voasse, porém cada tentativa era um fracasso, isso porque a águia olhava para o céu olhava para as galinhas e pulava para ir ao encontro das galinhas.
O biólogo percebeu que a mesma estava presa àquele meio de vida e se tentasse fazer com que a mesma voasse perto das galinhas ela nunca o faria. Foi então que teve a ideia de leva-la a um lugar bem alto, onde a águia pudesse ver a imensidão céu e a beleza do sol.
Assim a águia, não vendo as galinhas, e fascinada pela imensidão do céu e o sol batendo forte em seus olhos, abriu suas asas e após um grasnar soltou-se do biólogo e pôs-se a voar.
Esta fábula retrata uma metáfora da condição humana, pois quantas vezes deixamos de buscar nossos sonhos e ficamos acomodados e conformados com nossa condição atual, temos medo de mudanças, medo de explorar mais a vida e até mesmo medo de sofrer.
Certa vez ouvi um provérbio que dizia assim: “ Com o fracasso aprendemos a buscar o sucesso”.
Nosso medo de sofrer nos faz como uma águia entre galinhas, temos um enorme potencial, mas por vezes deixamos de por em prática com medo de fracassar. Talvez nós, os seres humanos, precisamos que alguém acredite em nós, como fez o biólogo, para que nos incentive, que acredite em nós para que possamos desenvolver nossos talentos.
É certo que ninguém obtém o sucesso sozinho, sempre há a participação de outras pessoas e equivocado está aquele que acha isso uma inverdade.

Por isso, incentive sempre os sonhos de seus amigos, filhos, familiares e colegas de trabalho. Faça com que acreditem que são capazes, que todos somos capazes, basta acreditar e ter vontade de vencer que no final tudo se concretizará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário